Ordem dos Engenheiros lança Sistema de Acreditação da Formação Contínua para Engenheiros

Em sessão pública realizada na sua sede em Lisboa, no passado dia 13 de Maio, para a qual foi convidado o Presidente da SUPERA Eng.º David Fonseca (que foi acompanhado pelo Vogal da Direcção Eng.º António Mendes dos Santos), a Ordem dos Engenheiros (OE) apresentou o Sistema de Acreditação da Formação Contínua para Engenheiros (OE+AcCEdE), que desenvolveu e cuja implementação agora se inicia.

A sessão contou com a presença do Secretário de Estado do Ensino Superior e de diversos representantes do Ensino Superior Universitário e Politécnico, bem como com a participação do Presidente da European Federation of National Engineering Associations (FEANI), que transmitiu a visão europeia da formação ao longo da vida na área da Engenharia.

O desenvolvimento do OE+AcCEdE resulta da confirmação, por parte da OE, de que a atividade de Engenharia exige destes profissionais uma permanente atualização de conhecimentos, por forma a que seja assegurado um adequado desempenho profissional. A Sociedade e os agentes económicos esperam que esta classe profissional se encontre na linha da frente em termos técnicos e tecnológicos, correspondendo tais padrões à necessidade de atualização do conhecimento.

Nesse sentido, o sistema OE+AcCEdE, tem o objetivo de promover e facilitar uma permanente atualização de conhecimento ao longo da vida por parte dos seus Membros.

A área da Formação Contínua para engenheiros envolve a participação de diversos tipos de entidades promotoras (Escolas, Associações, Institutos, Empresas, entre outras), de cujo envolvimento depende o sucesso deste Sistema.

Em resposta a questão levantada pela SUPERA na parte final da sessão, a OE esclareceu que o sistema contempla todos os cursos de Engenharia, mesmo os (ainda) não reconhecidos em Colégio autónomo pela Ordem, como por exemplo Engenharia de Reabilitação, Engenharia Biomédica, Engenharia Florestal, etc..

Registe-se por fim que a OE, por solicitação da SUPERA, disponibilizou interpretação integral da sessão em Língua Gestual Portuguesa.

Para mais informações consultar http://www.ordemdosengenheiros.pt