Criação de Grupos de Interesse e Profissionais

Caros consócios,

A Direção da SUPERA – Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade, agora que entrou numa fase de estabilidade mais robusta graças ao aumento do número de sócios e da dinâmica da mesma, propõe a Criação de Grupos de Interesse e Grupos Profissionais. Estes grupos irão ser dinamizados por um Coordenador e Vice-coordenador específicos para cada um.

A proposta inclui os seguintes Grupos (com as missões descritas entre outras que poderão surgir):

Grupos Profissionais

  • ·         GER – Grupo Português de Engenharia de Reabilitação

·         Este grupo surge pela necessidade de apoio ao desenvolvimento da profissão e manutenção de (pelo menos) um curso superior em Portugal.

·         Deverá ter também um papel dinamizador das conclusões que saírem do Debate: “O futuro da formação em Engenharia de Reabilitação em Portugal” do dia 7 de janeiro de 2015.

  • ·         GID – Grupo de Investigadores e Docentes

·         Este grupo tem como objetivo agrupar docentes do ensino superior e não superior e investigadores que trabalham no domínio da Engenharia de Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade, dando visibilidade ao que se faz nos Estabelecimentos de Ensino, Unidades de Investigação e na articulação dos mesmos.

·         Deverá também organizar conferências de natureza científica.

  • ·         GPS – Grupo dos Profissionais de Saúde

·         Este grupo englobará médicos e terapeutas e inicialmente angariará profissionais de ortoprotesia e a colaborará com outros grupos profissionais da área da saúde.

  • ·         GPE – Grupo de Profissionais de Empresas de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade

·         Este grupo agrupará profissionais que atuam no setor privado, permitirá perceber como está a funcionar o mercado e o SAPA. Deverá trabalhar em aspetos que permitam melhorar a divulgação dos seus produtos e das suas próprias empresas em bases de dados nacionais e internacionais.

Grupos de Interesse

  • ·         GUIA – Grupo Português pelas Iniciativas em Acessibilidade

·         Este grupo de interesse ficará responsável pela lista da acessibilidade e por promover iniciativas neste domínio: eventos técnicos e de sensibilização, conteúdos, iniciativas legislativas, projetos de inclusão, etc., etc.

  • ·         GISTA – Grupo de Interesse em Serviços de Tecnologias de Apoio

·         Este Grupo estudará e irá desenvolver ações relacionadas com o SAPA, Bancos de Empréstimo e outros serviços (por exemplos serviços de TA em instituições). Deverá acompanhar de perto a ação do INR, Ministérios, Autarquias e entidades privadas, tendo como objetivo promover mais qualidade e inovação nos Serviços de Tecnologias de Apoio.

A Direção da SUPERA solicita que todos os sócios preencham o Formulário – Criação de Grupos, até o dia 15 de janeiro de 2015, para que possam assinalar os Grupos com que concordam e os que gostariam de estar afetos, assim como darem sugestões.

Cordiais cumprimentos,

Márcio Martins

Membro da Direção da SUPERA