Caros consócios,
A Direção da SUPERA – Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade, agora que entrou numa fase de estabilidade mais robusta graças ao aumento do número de sócios e da dinâmica da mesma, propõe a Criação de Grupos de Interesse e Grupos Profissionais. Estes grupos irão ser dinamizados por um Coordenador e Vice-coordenador específicos para cada um.
A proposta inclui os seguintes Grupos (com as missões descritas entre outras que poderão surgir):
Grupos Profissionais
- · GER – Grupo Português de Engenharia de Reabilitação
· Este grupo surge pela necessidade de apoio ao desenvolvimento da profissão e manutenção de (pelo menos) um curso superior em Portugal.
· Deverá ter também um papel dinamizador das conclusões que saírem do Debate: “O futuro da formação em Engenharia de Reabilitação em Portugal” do dia 7 de janeiro de 2015.
- · GID – Grupo de Investigadores e Docentes
· Este grupo tem como objetivo agrupar docentes do ensino superior e não superior e investigadores que trabalham no domínio da Engenharia de Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade, dando visibilidade ao que se faz nos Estabelecimentos de Ensino, Unidades de Investigação e na articulação dos mesmos.
· Deverá também organizar conferências de natureza científica.
- · GPS – Grupo dos Profissionais de Saúde
· Este grupo englobará médicos e terapeutas e inicialmente angariará profissionais de ortoprotesia e a colaborará com outros grupos profissionais da área da saúde.
- · GPE – Grupo de Profissionais de Empresas de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade
· Este grupo agrupará profissionais que atuam no setor privado, permitirá perceber como está a funcionar o mercado e o SAPA. Deverá trabalhar em aspetos que permitam melhorar a divulgação dos seus produtos e das suas próprias empresas em bases de dados nacionais e internacionais.
Grupos de Interesse
- · GUIA – Grupo Português pelas Iniciativas em Acessibilidade
· Este grupo de interesse ficará responsável pela lista da acessibilidade e por promover iniciativas neste domínio: eventos técnicos e de sensibilização, conteúdos, iniciativas legislativas, projetos de inclusão, etc., etc.
- · GISTA – Grupo de Interesse em Serviços de Tecnologias de Apoio
· Este Grupo estudará e irá desenvolver ações relacionadas com o SAPA, Bancos de Empréstimo e outros serviços (por exemplos serviços de TA em instituições). Deverá acompanhar de perto a ação do INR, Ministérios, Autarquias e entidades privadas, tendo como objetivo promover mais qualidade e inovação nos Serviços de Tecnologias de Apoio.
A Direção da SUPERA solicita que todos os sócios preencham o Formulário – Criação de Grupos, até o dia 15 de janeiro de 2015, para que possam assinalar os Grupos com que concordam e os que gostariam de estar afetos, assim como darem sugestões.
Cordiais cumprimentos,
Márcio Martins
Membro da Direção da SUPERA