Realizou-se no passado dia 27 de junho, na Lousã, o II Encontro Nacional da Supera – Acessibilidade Sustentável.
A data foi escolhida de forma a assinalar o Dia Mundial da Pessoa Surdocega, dia comemorado no aniversário de Helen Keller (1880-1858).
À semelhança do ano anterior, a Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (SUPERA) escolheu a Lousã para acolher o evento e contou com o apoio incansável do Município (tanto da parte da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã como do Executivo), da ARCIL (Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã) bem como de outras entidades e empresas locais.
O tema escolhido, como o título indica, foi Acessibilidade Sustentável; foram oradores convidados conceituados especialistas na matéria, sendo mesmo alguns uma referência na área da Acessibilidade no panorama nacional e até internacional.
Não é pois de espantar que o seminário tenha contado com a participação activa de cerca de 50 pessoas!
Na parte da manhã, fizeram parte do primeiro painel de oradores a Engª Cláudia Ribeiro, a Dra. Manuela Andrade e o Dr. José Serôdio (Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR)). O segundo painel contou com a participação do Engº Francisco Godinho, a Engª Paula Teles e a Engª Ana Londral. O encerramento ficou a cargo do Dr. José Ernesto Carvalhinho com a apresentação do livro “Pessoas, ideias e afetos – ARCIL – um projeto de causas”.
Já depois de encerrado o Seminário, realizou-se a Assembleia Eleitoral da SUPERA, assim como a apresentação e votação do Plano de Atividades para o biénio 2015-2017.
Algumas das intervenções, gentilmente cedidas pelos seus Autores, estão disponíveis para download, nos links a seguir indicados, até ao dia 31 de Agosto de 2015:
– Intervenção de abertura do Presidente da SUPERA (Engº David Fonseca)
– SYMBOLINC – Novo sistema de Símbolos para Alfabetização e Inclusão (Dr. Secundino Correia)
– Desafios de sustentabilidade na reutilização de produtos de apoio (Prof. Francisco Godinho)
– A Acessibilidade como factor de regeneração dos territórios físicos e sociais (Engª Paula Teles)
– Tecnologias de apoio para pessoas com deficiência (Engª Ana Londral)
– Pessoas, ideias e afetos – ARCIL – Um projecto de causas (Dr. José Ernesto Carvalhinho)
Vídeo 1 (apresentação do livro)
29 de Junho de 2015
Abel Trigo