Apresentação das Jornadas

As Jornadas SUPERA são um evento multifacetado, organizado pela SUPERA com o apoio de várias instituições públicas e privadas, destinado a promover o conhecimento e divulgação do que de melhor se faz na área dos produtos e serviços de apoio facilitadores da acessibilidade / mobilidade de TODOS, com especial atenção para as pessoas com necessidades especiais.

Para além do seu aspeto técnico e científico, as JORNADAS SUPERA pretendem também criar um espaço expositivo interativo, em que diversas soluções técnicas podem ser observadas e experimentadas pelo público em geral no seu contexto real e autêntico.

O evento é constituído por quatro atividades principais com a duração de três dias:

1 – Conferência Científica

Destinada à partilha de trabalhos e projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

2 – Workshops

Ações de caráter mais prático tendo em vista a atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos profissionais. Serão preferencialmente destinados a todo tipo de profissionais com interesse e/ou atividade na área e estudantes do ensino superior.

3 – Expo-SUPERA (Exposição de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade)

Pretende dar a conhecer produtos, serviços, projetos académicos e de investigação relacionados com a engenharia de reabilitação, as tecnologias de apoio e a acessibilidade em geral.

Inclui, pela primeira vez, o projeto MeTA – Memória e Mostra Museológica de Tecnologias de apoio. O MeTA é um projeto cooperativo de memória e mostra museológica de tecnologias de apoio em Portugal que a SUPERA começou a desenvolver em colaboração com instituições, empresas e pessoas, no âmbito da organização das Jornadas SUPERA 2019.

As organizações/instituições e particulares poderão propor atividades de demonstração a desenvolver de modo informal, numa área específica.

4 – TOM (Maratona de Desenvolvimento de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade)

Baseia-se na iniciativa Tikkun Olam Makers que decorre em vários países do mundo. Nesta iniciativa, os desafios de desenvolvimento de produtos de apoio e tecnologias de acessibilidade são lançados por pessoas com deficiência e por pessoas conhecedoras das suas necessidades que integrarão as equipas de desenvolvimento (Makers). Os resultados serão Open Source e partilhados pela comunidade internacional dos TOMs (http://tomglobal.org/ ). O TOM: Leiria é o segundo evento desta natureza que a SUPERA organiza em Portugal.

Veja o spot publicitário da edição 2017 que decorreu no Porto.